domingo, agosto 27

P&d Design 2006



Estive no P&D Design 2006 em Curitiba no início de agosto. Pelas informações que recebemos dos organizadores do evento, foram aprovados mais de 600 artigos. No início foi uma correria para acompanhar simultaneamente o que estava acontecendo em quase 20 salas. No terceiro e último dia decidi escolher uma sala cuja temática me interessava e por lá fiquei até o intervalo.

Avaliando o lado positivo, constatei a legitimação da diversidade de temas que compõe o leque do Design: tive a oportunidade de ver temas tão variados que iam desde Design Vernacular até Design Automotivo, de Design e Emoção até material instrucional, da linguagem do livro infantil ao branding, do letramento de crianças surdas à nanotecnologia, do papel social do Design ao Design no cinema, do Ecodesign ao mercado do luxo passando ainda por perfis de usuários, Design de Experiência, ensino à distancia, artesanato, Pós-modernidade, subjetividade….

Por outro lado, todos que tive a oportunidade de trocar algumas impressões concordam que ficou nítida a falta de critérios concisos na aprovação para apresentação de trabalhos. Vi trabalhos interessantíssimos e outros que tive vontade de me esconder debaixo da mesa, tamanha vergonha. Claro que é complicado avaliar tantos trabalhos de temáticas tão diversas, mas acho que, pelo menos para apresentação presencial, o número de trabalhos poderia baixar muito.

De maneira geral, foi muito interessante ver representantes do Brasil afora empenhados em vivenciar discussões das mais atuais e variadas possíveis.

Para quem tiver interessado, recomento visitar o site do evento que está disponibilizando todos os artigos para download, inclusive classificados por temática de interesse.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O P&D DESIGN:

O P&D – Congresso Brasileiro de Design - é o maior congresso na América Latina na área do Design.

1994: A Primeira edição do P&D realizou-se em São Paulo. Contando com a participação de 24 instituições de ensino e pesquisa em design, integrando pesquisadores de oito estados brasileiros e convidados internacionais. Neste congresso foram apresentados 55 trabalhos sendo que a organização foi realizada pela revista Estudos em Design.

1996: Em Belo Horizonte foi realizada a segunda edição em dezembro de 1996. Na ocasião foram apresentados 55 trabalhos por 20 instituições brasileiras.

1998: A terceira edição ocorreu no Rio de Janeiro, PUC-Rio. Contou-se com a apresentação de 121 trabalhos de 165 participantes. Foram trazidos também cinco conferencistas do exterior.

2000: Em Novo Hamburgo foi realizada a quarta edição. Naquela ocasião foram apresentados 139 artigos, 6 mini-cursos e 4 conferencistas do exterior proferiram 8 palestras.

2002: A quinta edição, sediada pela Universidade de Brasília, apresentou 301 artigos, com a participação de quatro palestrantes estrangeiros.

2004: Neste ano o evento foi realizado em São Paulo onde foram apresentados um total de 456 artigos. Participaram do evento 7 conferencistas internacionais. Além disto foram realizados 20 minicursos, exposições e oficinas de criação paralelas ao evento