sexta-feira, junho 2

Marketing Social

Um dos temas que venho estudando para delimitar o conceito do Design Gráfico comprometido com causas sociais é a noção do marketing social. Para esclarecer qualquer dúvida a respeito da relação entre o Marketing e o Design Gráfico, penso que todos concordarão que o marketing se utiliza da comunicação visual para atingir seus objetivos, certo? É claro que há diversas outras maneiras de desenvolver comunicações visuais onde não há nenhuma relação direta com o marketing. Os materiais didáticos e o Infodesign são bons exemplos disso.

Para falar em Marketing, é necessário compreender seus objetivos nos diferentes “setores” da sociedade:

No setor público (primeiro setor) o marketing político se desenvolveu cuidando das três formas de relações com o eleitor: na época de campanha, na época em que governa e na época em que é oposição. Cada um deles tem suas características específicas mas sempre com o mesmo objetivo, qual seja, o de obter o poder através do voto do eleitor.

No setor privado (segundo setor), onde tudo começou, o marketing é desenvolvido na relação de troca com o cliente. O objetivo final deste relacionamento é a efetiva e eficiente troca de bens ou serviços por dinheiro que por sua vez será trocado com o acionista de forma a atingir resultados positivos.

Já no Terceiro Setor, não acontece uma troca efetiva. Quando o financiador investe numa organização, a troca não acontece diretamente. É possível listar inúmeras razões de troca indireta, que podem ser motivadas a partir de uma indignação, por valores morais, religiosos e até por motivos não éticos. Sendo assim, considera-se o elemento fundamental de troca da ajuda/contribuição, como sendo a satisfação e o valor dado pela sociedade ao compartilhar dos objetivos que a organização propõe atingir.

Nas relações deste subsistema, desenvolve-se o marketing social ou o marketing que envolve causas sociais. O marketing social vem administrar estas relações.

Este tipo de atividade não está, como o marketing no segundo setor, voltada para a troca de algum tipo de serviço por dinheiro. No Marketing social o principal objetivo é captar fundos para algum projeto. A estratégia de marketing tem como foco de troca as realizações e resultados atingidos por uma organização. Assim, o financiador da colaboração evidencia sua importância para com a organização e conseqüentemente para com a sociedade.

No marketing social a comunicação normalmente desenvolvida, apresenta a organização social, sua missão e realizações, assim como, aquilo que o financiador busca trocar com a organização, isto é, o que tem valor para ele.

Se nas empresas o esforço de marketing está relacionado diretamente aos resultados desta empresa, seus produtos ou serviços sendo eles diretamente envolvidos na troca, no terceiro setor, a receita não é, na maioria das vezes, proveniente diretamente dos produtos ou serviços desenvolvidos pela organização, mas sim da receita de outro tipo de relacionamento com outros elementos.

Quem quiser se aprofundar nestes conceitos recomento a leitura de José Américo Sampaio.