terça-feira, maio 30

Sujeito Valorizado

Estou encantada com alguns estudos da Teoria da Recepção. É incrível como existe uma convergência de idéias sobre a valorização do papel do sujeito. Para compreender este conceito vale uma olhada neste trecho de um texto de Adriana Hoffmann Fernandes:

“(...) o sujeito está sendo pensado atualmente no mundo contemporâneo. Refiro-me ao termo sujeito entendendo-o como indivíduo ativo, sujeito de suas próprias escolhas. Percebemos como tem se ampliado nos últimos anos o interesse pelo estudo do leitor, consumidor, receptor, usuário. Não importa que nomes usemos para nomeá-los, a maciça presença deles só denota o quanto a preocupação com o sujeito tem permeado os estudos das diferentes áreas. Ele é o receptor na TV e no cinema, é o leitor na literatura, é o consumidor na propaganda, marketing e em alguns estudos de comunicação, é usuário no design mas acima de tudo, em todos, ele é sujeito.
O olhar para as questões do sujeito contemporâneo é interdisciplinar. A
sociologia, a antropologia, a educação, a comunicação, o design e outras áreas
acrescentam visões e complementam-se nessa construção.”

Congresso Internacional de Educação Artística e Visual

No final de abril, tive a oportunidade de participar do Congresso Internacional de Educação Artística e Visual – Realizado pela Universidad de Sevilla – Espanha. Não dá pra não falar da ultrapassada discussão Design X Arte porque é particularmente interessante notar como estas questões são encaradas com tranqüilidade neste país. Para a grande maioria, não resta dúvida de que o Design Gráfico pertence ao campo da Arte. Esta aparente simplificação faz com que as discussões avancem por rumos diferentes e bem interessantes. Para quem se interessa por este tema vale a pena conferir os trabalhos de Javier Mariscal. Acho difícil alguém observar os trabalhos do estúdio deste Designer (ou seria artista) Gráfico sem se questionar sobra a validade desta cisão conceitual.


Voltando ao congresso, em geral, as apresentações dos congressistas que mais me interessaram abordavam a Cultura Visual através dos seguintes aspectos: Pósmodernidade, formação de identidades, questões de gênero, educação estética, ética e valores.

Destaco os seguintes pesquisadores:

Juan Carlos Arañó discutiu a relação que a arte estabelece com a vida contribuindo para a construção de um outro modelo de escola e sociedade. Para este professor catedrático da Universidad de Sevilla e pesquisador, este novo modelo deve ser capaz de gerar mudanças internas nos sujeito no que diz respeito ao seu papel e função social. Arañó, foi bastante crítico em sua análise sobre a pouca relevância que a educação artística tem no ensino atual dizendo que, ainda assim, sua transmissão não se concretiza de maneira adequada.

Remédios Zafra me surpreendeu em sua apresentação discutindo um tema bastante interessante e oportuno: arte, internet e coletividade. Esta pesquisadora, professora da Universidade de Sevilla e diretora da revista Mulher e Cultura Visual, além de ser professora de uma disciplina chamada Ciberfeminismo, participa de uma interessante pesquisa onde são investigadas as condições da produção de subjetividade no meio eletrônico, já que este se configura como um espaço político e cognoscitivo do sujeito. Vale a pena conferir alguns de sues trabalhos.


Discutindo o conceito da Educação Estética como forma de desenvolver a própria identidade, Imanol Aguirre fez uma apresentação exemplar partindo em defesa da renovação do conceito “artístico” para “estético” entendendo-o como uma experiência. A noção de “experiência” confere um melhor entendimento da importância da Estética para a vida estando indissociavelmente ligada ao forjamento das identidades. Fiquei imaginando quantas associações se pode fazer destes conceitos com o campo do Design....