domingo, agosto 27

P&d Design 2006



Estive no P&D Design 2006 em Curitiba no início de agosto. Pelas informações que recebemos dos organizadores do evento, foram aprovados mais de 600 artigos. No início foi uma correria para acompanhar simultaneamente o que estava acontecendo em quase 20 salas. No terceiro e último dia decidi escolher uma sala cuja temática me interessava e por lá fiquei até o intervalo.

Avaliando o lado positivo, constatei a legitimação da diversidade de temas que compõe o leque do Design: tive a oportunidade de ver temas tão variados que iam desde Design Vernacular até Design Automotivo, de Design e Emoção até material instrucional, da linguagem do livro infantil ao branding, do letramento de crianças surdas à nanotecnologia, do papel social do Design ao Design no cinema, do Ecodesign ao mercado do luxo passando ainda por perfis de usuários, Design de Experiência, ensino à distancia, artesanato, Pós-modernidade, subjetividade….

Por outro lado, todos que tive a oportunidade de trocar algumas impressões concordam que ficou nítida a falta de critérios concisos na aprovação para apresentação de trabalhos. Vi trabalhos interessantíssimos e outros que tive vontade de me esconder debaixo da mesa, tamanha vergonha. Claro que é complicado avaliar tantos trabalhos de temáticas tão diversas, mas acho que, pelo menos para apresentação presencial, o número de trabalhos poderia baixar muito.

De maneira geral, foi muito interessante ver representantes do Brasil afora empenhados em vivenciar discussões das mais atuais e variadas possíveis.

Para quem tiver interessado, recomento visitar o site do evento que está disponibilizando todos os artigos para download, inclusive classificados por temática de interesse.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O P&D DESIGN:

O P&D – Congresso Brasileiro de Design - é o maior congresso na América Latina na área do Design.

1994: A Primeira edição do P&D realizou-se em São Paulo. Contando com a participação de 24 instituições de ensino e pesquisa em design, integrando pesquisadores de oito estados brasileiros e convidados internacionais. Neste congresso foram apresentados 55 trabalhos sendo que a organização foi realizada pela revista Estudos em Design.

1996: Em Belo Horizonte foi realizada a segunda edição em dezembro de 1996. Na ocasião foram apresentados 55 trabalhos por 20 instituições brasileiras.

1998: A terceira edição ocorreu no Rio de Janeiro, PUC-Rio. Contou-se com a apresentação de 121 trabalhos de 165 participantes. Foram trazidos também cinco conferencistas do exterior.

2000: Em Novo Hamburgo foi realizada a quarta edição. Naquela ocasião foram apresentados 139 artigos, 6 mini-cursos e 4 conferencistas do exterior proferiram 8 palestras.

2002: A quinta edição, sediada pela Universidade de Brasília, apresentou 301 artigos, com a participação de quatro palestrantes estrangeiros.

2004: Neste ano o evento foi realizado em São Paulo onde foram apresentados um total de 456 artigos. Participaram do evento 7 conferencistas internacionais. Além disto foram realizados 20 minicursos, exposições e oficinas de criação paralelas ao evento

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

eu achei que a falta de comprometimento com o p&d, por parte dos apresentadores das sessões tecnicas foi o mais grave. Fiquei correndo os tres dias do evento em diversas salas e achei mtu boa a diversidade de temas (e ficando embasbacado com tanta merda).
O proximo acontecerá em SP nas dependencias do SENAC e depois em BH.
Junto com o P&D rolou tambem reuniã da AEND e deu pra ver tamanho comprometimento da "comunidade cientifica" qnto ao rumo que a associação vai tomar (dos, q eles acham que seja, 3000 professores e pesquisadores em Design tinham no maximo 50 presentes e 3 estudantes da mesma faculdad - e os professores deles não estavam).
Outro ponto legal foi o contato com os palestrantes. Eu "brinco" de organizar alguns eventos pra estudantes de deisgn e alguns palestrantes nem sao tão acessiveis qnto os que estavam no P&D.
E tenho o audio das palestras e de algumas sessões tecnicas e fotos, a ideia era deixar no CA da minha faculdade, mas acho que os interesados de verdade nisso não estão lá haha. VOu remasterizar eles e deixar as fotos legais e upar no rapidshare, depois diexo o link aki.
Bom, mas na real eu gostei muito do evento, da organização (que são meus amigos haha), foda que a Unicenp é longe bagarai do cenro de Ctba e NÃO DESENVOLVE PESQUISA.

quinta-feira, 31 agosto, 2006  
Anonymous Anônimo disse...

O Bianca,
posta com mais frequencia!

beijao!

To com um blog-agenda de design, divulgando eventos, palestras, congressos, lançamentos.
Se curtir divulga ai,
recomendo assinar o feed.

www.tododesigner.vai.la

quarta-feira, 20 dezembro, 2006  
Blogger Anderson Araújo disse...

Bianca,

curti muito seu blog! Agrega valor para os colegas designers.

Acho que, em alguma medida, todo mundo que tenta acompanhar o P&D vê o mesmo: falta uma sistematização melhor, organização mais atenta e comunicação adequada. O último que consegui participar foi o de Brasília e, ano passado, tentei me interar do último evento, mas não consegui saber como comprar o CD com os artigos.

Apesar de eu não ser "do tipo acadêmico", do ponto de vista de tentar criar produção científica, me valho muito do que é discutido.

Pessoas que pesquisam querem ver aquele conhecimento chegar à utilização. É isso que procuro. Acho legal alguém divulgar.

Parabéns.

terça-feira, 19 fevereiro, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial