terça-feira, maio 30

Sujeito Valorizado

Estou encantada com alguns estudos da Teoria da Recepção. É incrível como existe uma convergência de idéias sobre a valorização do papel do sujeito. Para compreender este conceito vale uma olhada neste trecho de um texto de Adriana Hoffmann Fernandes:

“(...) o sujeito está sendo pensado atualmente no mundo contemporâneo. Refiro-me ao termo sujeito entendendo-o como indivíduo ativo, sujeito de suas próprias escolhas. Percebemos como tem se ampliado nos últimos anos o interesse pelo estudo do leitor, consumidor, receptor, usuário. Não importa que nomes usemos para nomeá-los, a maciça presença deles só denota o quanto a preocupação com o sujeito tem permeado os estudos das diferentes áreas. Ele é o receptor na TV e no cinema, é o leitor na literatura, é o consumidor na propaganda, marketing e em alguns estudos de comunicação, é usuário no design mas acima de tudo, em todos, ele é sujeito.
O olhar para as questões do sujeito contemporâneo é interdisciplinar. A
sociologia, a antropologia, a educação, a comunicação, o design e outras áreas
acrescentam visões e complementam-se nessa construção.”

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial